sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vantagens e Desvantagens do Gmail

O Gmail, GMail ou ainda Google Mail foi criado pela Google em 2004. Como o nome indica é um serviço que permite a troca de correspondência (mail) mas online, os chamados e-mail.

Desde 2004 até 2011 este serviço da Google sofreu inúmeras alterações. Presentemente não é um simples serviço de troca de e-mails. Pode abrir uma conta de e-mail neste serviço gratuitamente, possível de criar por qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo.

Este produto veio revolucionar o mercado dos serviços de e-mail já existentes, oferecendo condições que os demais não ofereciam. Hoje em dia existem diversas aplicações associadas ao GMail.

Segurança

Relativamente a questões de segurança este serviço de e-mail fornece protecção anti-spam, contra vírus e pishing (recolha de dados pessoais através de e-mail falsos). Tudo o que seja considerado perigoso é filtrado e colocado numa pasta específica para “spam”.

Apesar de ser dos melhores sistemas anti-spam que existem, não é possível redefinir o nível de anti-spam pretendido. Pode aceder tranquilamente em qualquer lado pois usa um sistema de encriptação, o HTTPs, tal como os sites de bancos. Aplicações disponíveis:
  • Filtro de spam;
  • Pesquisa fácil e rápida dos e-mails presentes na sua conta;
  • Agrupamento de e-mails (formando género de conversa, ou seja, troca de e-mail com a mesma pessoa é unida, desde que o título do assunto seja sempre o mesmo);
  • Possibilidade de chat instantâneo, quer através de texto, voz ou vídeo chamada (Google Talk);
  • Acessibilidade em qualquer lugar, através de acesso móvel;
  • Possibilidade de etiquetar as mensagens, criar pastas personalizadas para colocar determinados e-mails;
  • Capacidade de armazenamento, sempre a aumentar, em 2004 oferecia 1 Giga actualmente oferece 7.5 Gigas que aumentam continuamente;
  • Usa encriptação permanente, usando o protocolo https;
  • Possibilidade de partilhar documentos online com o “SpreadSheets”;
  • Pode escolher diversos temas, de forma a alterar o aspecto da sua conta de e-mail;
  • E é gratuito.

Vantagens

Como referido anteriormente é um serviço de e-mail gratuito, com imenso espaço de armazenamento e diversas funcionalidades. É um serviço de e-mail de fácil uso e de entender. Usando uma conta gmail pode falar directamente com os seus amigos, basta eles terem também uma conta gmail, usando o chat, já incorporado, sem ter de fazer download e instalar programas de mensagens instantâneas.

Se envia frequentemente e-mails com anexos, e por vezes mais que um anexo, é muito fácil e prático enviar os anexos. Em vez de enviar um a um para a mensagem que está a compor, pode “arrastar” os ficheiros que deseja anexar desde a pasta de origem até à página onde tem aberta a composição de e-mail, assim os ficheiros são enviados para a mensagem ao mesmo tempo. E além disto, sempre que tiver um e-mail com anexos para visualizar, pode visualizá-los dentro do próximo e-mail, caso seja fotografias serão apresentadas “miniaturas” das mesmas na parte onde se encontram os anexos. 

Se usarmos mais que um e-mail é possível configurar a conta que usamos mais frequentemente para que nos avise que há e-mails novos nas outras contas. E sempre que surja um e-mail novo, podemos activar aplicações no “browser” que usamos para nos avisar que há novos e-mails.

O suporte de ajuda é bastante prático e simples, contém tutoriais para fácil compreensão, e respostas a perguntas feitas com frequência.

Desvantagens

Apesar de ser um serviço que não nos “atola” de publicidade astuciosa, este adapta a publicidade (presente na barra lateral direita) ao conteúdo que se encontra nas mensagens de e-mail que lemos, podendo ser considerado “invasão” de privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário